5 de setembro de 2011

UM BRINDE À POESIA - PELA A LIBERDADE DE SER - NA BIENAL




UM BRINDE À POESIA
Movimento pela Paz e Liberdade de ser


O tempo voa para quem sonha. Pode parecer só uma expressão poética, mas reflete bem a história do Um Brinde à Poesia, lançado no dia 11 de junho de 1999. A iniciativa foi da poeta, atriz, fotógrafa e jornalista Lucília Dowslley confirmando sua importância como evento divulgador e estimulador da poesia falada no cenário cultural de Niterói.
Com edições mensais Lucília faz a abertura da noite com poesias e projeção de fotos de sua autoria acompanhada do músico e compositor Fábio Pereira. Em seguida, recebe o seu aluno - oficina de criação de textos, Arthur Ortiz, nove anos, contando histórias e depois três poetas e um músico convidado com trabalhos autorais. Há o momento do brinde, em que o público é servido com vinho e compõem uma poesia coletivamente celebrando as coisas boas da vida. Tem homenagens a escritores e compositores da MPB e a canja poética, em que o público é convidado a participar do recital. E, não tem desculpa. Quem não tiver texto, escolhe nos livros disponibilizados no palco. O evento termina com cocktail e sorteio de brindes dos apoios.
O Um Brinde à Poesia foi criado em sonho. Isso mesmo, no dia 10 de maio de 1999, (dois dias para o meu aniversário - presentão) acordei com toda a idéia, produzindo tudo em 25 dias para lançar no dia 11 de junho, por causa do dia dos namorados (12) e do aniversário de Fernando Pessoa (13), então patrono junto com Vinícius de Moraes. O Anjo como símbolo foi fotografado em NY, em janeiro de 1998, no Central Park. Estas idéias apareceram no meu sonho e tive ainda que editar mil livretos de poesia para distribuir no dia do evento, com apoios do comércio local (destaco os que até hoje me acompanham:
Porção Mágica, Steak House, Lidador, Livraria Gutemberg e EstaSom) e a todos que mensalmente  participam das apresentações.
O sonho só foi possível depois de compartilhado e os poetas, artistas e o público são parte importante para fazer Um Brinde. Sem dúvida exitem muitos motivos para celebrar.

Um brinde à Poesia, em edição especial, aconteceu na Bienal Rio/2011 - dia 03-09-11 às 19:45 h - Stand da Oficina Editores, e mais uma vez Lucília Dowslley, contribuiu com a arte da poesia, Noite recheada de poetas maravilhosos, que foram e deram sua contribuição, para que a vida seja mais linda, e cheia de poesias. Confira as fotos do evento.






FotoJornalista Lucília Dowslley, apresentando Um Brinde à Poesia


Poeta Iverson Carneiro




Poeta Alberto Araújo


Poetisa Maria Helena Latini

 

Músico e Poeta Fábio Pereira, companheiro inseparável de Lucília Dowslley,
no Um Brinde à Poesia



Cordelista João Batista Melo






Poeta  Sérgio Gerônimo

Poeta Paulo César Coelho

João Batista Melo, É cordelista, Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel
faz palestras e oficinas sobre Literatura de Cordel, Trata-se de um brasileiro, cuja sensibilidade
e alma de poeta revela atrávés de seus cordéis, destacandos momentos do cotidiano e da
história do nosso país. Nascido em Itabaianinha-SE, pleno sertão Nordestino.


Cordelista João Batista Melo e o Poeta Alberto Araújo

 









Poeta Iverson Carneiro





Fábio Pereira, falando sua poesia




 Eu estive lá e cliquei tudo...


Um comentário:

  1. Vc é mil, Alberto! Faz cobertura melhor que muitos jornalistas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Parabéns.
    Belvedere

    ResponderExcluir