10 de setembro de 2011

UM BRINDE À POESIA - PELA PAZ E LIBERDADE DE SER - 12 ANOS



Aconteceu dia 09-09-11 das 19 às 22 horas, mais uma edição de "UM BRINDE À POESIA" uma apresentação da Foto-Jornalista Lucília Dowslley, o evento foi realizado na Praça Luiz Antônio Pimentel, no Stand Letras de Niterói, da renomada Editora Nitpress, Coordenação do editor Luiz Augusto Erthal, A Editora está se destacando como uma das melhores do país. A conclusão é que Erthal, de braços abertos promove eventos culturais e plublica livros de tão ilustres escritores nacionais e internacionais. A conceituada Editora já conta com um acervo enorme de livros de poetas e escritores fluminensese de outros lugares do mundo. O espaço da Nitpress "Letras de Niterói" - Rua Orígenes Lessa-Q - Pavilhão Verde da Bienal do Livro - Rio-2011. A programação dos eventos realizados pode ser vista pelo site, basta clicar no link a seguir. www.nitpress.com.br 




Luiz Augusto Erthal -  editor e jornalista da Nitpress

Luiz Augusto Erthal é jornalista e editor, dedicando-se nos últimos anos, através de sua atuação editorial, à causa da bibliodiversidade. Fundou e dirige, na cidade de Niterói, Estado do Rio, a editora Nitpress, voltada para a valorização da literatura fluminense. Criou, através deste selo, a coleção inédita "Introdução aos Clássicos Fluminenses", com o propósito de trabalhar a identidade regional através do legado de escritores como Euclides da Cunha, Casimiro de Abreu, Alberto de Oliveira, Fagundes Varela e muitos outros.




Luiz Augusto Erthal


Praça Luiz Antônio Pimentel





Luís Antônio Pimentel Nasceu emj Miracema-RJ, 29 de março de 1912 - poeta, professor, jornalista e memorialista brasileiro. É membro da Academia Fluminense de Letras- AFL; Academia Niteroiense de Letras- ANL e presidente de honra no Grupo Monaco de Cultura.

Tendo sido aluno bolsista em intercâmbio no Japão, residiu lá entre os anos de 1937-1942, familiarizando-se com o haicai ao ter contato com autoridades como Hagiwara Sakutarô e Takamura Kôtarô. Pimentel tem sua poesia traduzida para o inglês, o alemão, o francês, o espanhol e o sueco.

Pimentel é um dos precursores do haicai no Brasil, responsável pela divulgação deste estilo de poesia ao lado de Olga Savary e Helena Kolody. Tem parte na cunhagem definitiva do termo “haicai” em língua portuguesa quando, estudante da faculdade de filosofia da Universidade do Brasil, encaminhou a AurélioBuarque de Holanda, por intermédio do gramático Celso Cunha, o pedido de dicionarização, evitando que o termo se dispersasse em outras transliterações como hai-cai, hai-kai, haikai, haiku, hai-ku e hokku. Com seu livro Namida no Kito, obra escrita em português no japão e traduzida para o japonês no ano de 1940, Pimentel se tornou o primeiro autor brasileiro traduzido para o japonês que se tem notícia.

O autor reconhece ter se permitido inovar o haicai ao tratar de temas tropicais, criando também o haicai erótico, o engajado politicamente e o étnico. Contudo, estas pequenas transgressões não corrompem o cânon estético inaugurado por Matsuô Bashô como a rigorosa métrica e a exigência da indicação da estação do ano (Kigo) e dos fenômenos da natureza.
Sua vasta obra literária, conta com livros como:

Contos do velho Nipon (1940),
Tankas e haicais (1953),
Cem haicais eróticos e um soneto de amor nipônico (2004).

E se encontra reunida em três volumes publicados pela editora Niterói Livros, que contém o texto integral de Tankas e haicais, tal como coordenada pelo professor Nelson Eckhardt em 1953.
A obra reunida, em acurada edição crítica de três volumes, conta também com poesias compiladas inéditas até 2004, data desta edição e versões para diversas línguas, entre elas o japonês, na tradução de Yonekura Teruo.

Além da primeira biografia, assinada por Alaôr Eduardo Scisínio, a obra do poeta recebeu diversos estudos, como o escrito pelo filósofo brasileiro R.S. Kahlmeyer-Mertens, que nos últimos anos vem dedicando trabalhos sobre a produção de haicais do poeta, destacando o relevo do pensamento de Pimentel para a contemporaneidade.


confira momentos memoráveis do grande evento
"UM BRINDE À POESIA"



Lucilia Dowslley, apresentando o evento
 "UM BRINDE À POESIA"





Escritora Telma Moreira, declamando poema de sua autoria.
Telma  junto com vários poetas fizeram
o lançamento do livro
 "Antologia dos poetas Del Mundo"


Poeta Ivan do Amaral Passos


Poetisa Dalva Meireles


Poetisa Maria Helena Latini,
esteve presente
 e declamou lindas poesias.





Lucília Dowslley, anunciando
o poeta Alberto Araújo



Poeta Alberto Araújo,
momento da participação no evento



 

Absorção



Empresta-me
tua faca prata-viva
quero exorcizar os ventos

E no final da tarde
descansar no teu ombro amigo


Flutuar aladamente
disseminando pólens e aromas

Com teus pulsos íntegros
buscar o branco perfeito


Tão belo tão sublime
é o teu céu
de lá os anjos constelados
crivam-me de flechas


A poesia
é uma ave de fogo
e me devora


©by Alberto Araújo





 

A flor do amor




Naquela manhã
no adro do ser
o amor plantou uma flor
-cheirosa
delicada
magistral
semente e origem


:


No centro da aurora
o amor
tez  belíssima
fez-se estrela D’alva

E agora seus passos
são luzeiros nítidos
que sideram-me
e penetram-me
até a vertigem




©by Alberto Araújo






Amor intenso


Amor
momento especial
pulsante, imensidão


Vento que sopra
intenso, insensatez
emoção


Gesto
magia e sangue
excitante, estrela
admiração



©by Alberto Araújo


 






Poeta Alberto Araújo, Jornalista Luiz Augusto Erthal







Declamadora Ana Regina, como de praxe
declamou e interpretou o belíssimo poema
SAPATO VERMELHO





O Gaiteiro Luso Fabian




Fabian e a poetisa Carmem Brasil






Poetisa Carmem Brasil





Estantes com livros da Editora Nitpress





Escritora Maria Helena Latini








Eu estive lá e cliquei tudo...

Um comentário:

  1. Querido poeta Alberto!
    Obrigada por esse registro tão significativo da Bienal! Maravilhoso estarmos convivendo com a arte da literatura!
    Parabénsssss!

    ResponderExcluir