10 de outubro de 2012

CARLOS SILVESTRE MÔNACO - UM LIVREIRO IDEAL NA BIBLIOTECA NACIONAL

Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro - RJ






Aconteceu dia 08 de outubro no auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, o evento "Do outro lado da ponte: Os agitos literários de um livreiro fluminense", em homenagem a Carlos Silvestre Mônaco, dentro da série "OS LIVROS E A VIDA LITERÁRIA DO RIO DE JANEIRO" - projeto esse que tem  a coordenação do professor Anibal Bragança.


Com os debates do Prof. Jorge Gandra Mendes e Roberto Santos Almeida, mas  o evento teve a mediação de Aníbal Bragança, em substituição a Roberto dos Santos Almeida que não pode comparecer ao evento.


A exposição foi singular, e todos os presentes ouviram  Mônaco contar toda sua trajetória de vida de livreiro, desde quando iniciou aos 8 anos ao lado do pai, o italiano Silvestre Mônaco, criador da livraria Ideal,  O livreiro falou que orgulha-se, hoje com 70 anos e centenas de eventos promovidos na Livraria Ideal - Calçadão da Cultura.


O Focus - Portal Cultural esteve presente e trouxe as imagens para você. Confira.




Carlos Silvestre Mônaco


Nasceu em Niterói, é filho de imigrante italiano. Começou a trabalhar com livros aos 10 anos de idade, auxiliando seu pai, Silvestre Mônaco, na Livraria Ideal, na época situada na Rua Visconde do Rio Branco, 239. Assumiu a direção da livraria em 1973, pelo falecimento de seu pai, cuja obra foi retratada em tese acadêmica do Prof. Aníbal Bragança, publicada sob o título de "LIVRARIA IDEAL - Do cordel à bibliofilia", editada pela EdUFF em 1999. Na diretoria do Grupo Mônaco de Cultura promoveu cerca de 800 eventos culturais em Niterói, dentre lançamentos de livros, palestras, viagens, exposições. Ele é considerado o mais importante promotor de cultura e incentivador de talentos da cidade

CARLOS MÔNACO cedeu para o Centro de Memória da UFF um acervo de cerca de 10.000 peças relativas à história do Rio de Janeiro. CRIOU o título de Intelectual do Ano, conferido a personalidades atuantes em Niterói. no ano de 2005, a Livraria Ideal, dirigida por Carlos Mônaco, completou 70 anos de existência, o que foi comemorado pelas instituições culturais da cidade, com importantes eventos. Carlos Mônaco já recebeu homenagens e moções de agradecimento de instituições, como a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e da câmara de Vereadores de Niterói, pelo reconhecimento por sua dedicação à cultura fluminense.





O prof. Aníbal Bragança, coordenador do evento “IX Encontro da série Os Livros e a Vida literária do Rio de Janeiro”, momento que faz a abertura do evento no Auditório Machado de Assis da Fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, sob a presença de Carlos Silvestre Mônaco e Jorge Gandra Mendes. Aníbal Bragança proferiu um breve resumo da vida e obra de Carlos Silvestre Mônaco, livreiro e produtor cultural da Livraria Ideal. 


Jorge Gandra Mendes - professor e amigo de Carlos Mônaco


Jorge Gandra Mendes - Professor

Jorge Gandra Mendes - momento em que ressaltou a brilhante carreira do imigrante italiano Silvestre Mônaco, pai de Carlos Mônaco, como livreiro em Niterói e abriu o espaço para contar um pouco sobre a trajetrória do imigrante.

Saudoso falou que Silvestre Mônaco vendia livros usados. E com o passar do tempo, tornou freguês da Livraria Ideal. O interessante de tudo é que  Silvestre Mônaco deixava o cliente ler o livro, que antes de ser livreiro fora engraxate. Falou que Mauro Couto admirava muito o imigrante Silvetre Mônaco,e sempre dizia: “Cuidado com esse italiano Mônaco, ele entende muito de livros”.

Em suas considerações finais o professor Jorge Gandra disse: “Sinto que o Brasil foi muito feliz em receber a família Mônaco, e por eles ter vindo da Itália para o Brasil”.



plateia ouve atentamente

Estiveram presentes ao evento o Editor da Nitpress - Luiz Augusto Erthal, a presidente do (IHGN) Franci Machado Darigo, O escritor Gilson Rangel Rolim, a escritora e acadêmica Edel Costa, O presidente da Imprensa Oficial do estado do Rio de Janeiro Haroldo Zager,  o presidente da Academia de Belas Artes  Letras e Ciência de Niterói  Edson De Luna Freire, a apresentadora da Unitevê canal 17, do Grupo Mônaco Cultura & Saúde – Elizabeth do Valle, o presidente do IHGSG – Marco Vinicius Varella; o jornalista – Gentil Costa, a assistente de Carlos Mônaco – Marília Quitanilha, entre as mídias: A revista Italiana – Comunitá, O Jornal O Fluminense, O Focus - Portal Cultural na pessoa do escritor e poeta Alberto Araújo e sua esposa Shirley Lopes, a Jornalista Belvedera Bruno do Jornal Santa Rosa,  e outros amigos de Carlos Mônaco.


plateia presente
em destaque a família Mônaco
(Neto e a esposa Lea Coutinho)

Carlos Mônaco, Anibal Bragança e Jorge Gandra




Carlos Mônaco, em sua palestra, destacou a função de bibliógrafo como parte de seu aprendizado dado por seu pai, Silvestre Mônaco.

disse: “Uma livraria é como uma universidade. E a paixão não é pelos livros e sim pelos amantes de livros. Sobretudo, todo livreiro tem uma história para contar”.

Ao citar obras de sua preferência, Carlos Mônaco, disse que já leu muitas obras nacionais, internacionais, e entre as que mais apreciou foram as obras de autores fluminenses. Entre os livros que teve tanto prestígio em conseguir, foi a coleção de “O Bandolin de Luís Pestarin”. Outras obras citadas foram: Os Sertões de Euclides da Cunha, Balzac, Clarice Lispector, Machado de Assis, Ágatha Christie, Sidney Sheldon, além da coleção clássica (Platão, Aristóteles, Hipócrates, Sócrates), e outras.


plateia presente
(amigos, jornalistas, acadêmicos)

Haroldo Zagger, Carlos Mônaco, Jorge Gandra
Franci Darigo, Anibal e Márcia

Carlos Mônaco, Franci Darigo e Jorge Gandra

Carlos Mônaco, Lea Mônaco (esposa do Mônaco)
Jorge Gandra

Carlos Mônaco com seu neto e a esposa Lea Mônaco

Gentil e Mônaco

Alberto Araújo, Franci Darigo e Marco Vinicius Varella

Marilia Quintanilha, Mônaco, Anibal e Gentil

Marcia, Mônaco, Edel e Gilson Rolim
(primeiro plano) Gentil Lima atrás

Edel Costa e Gilson Rolim

Marco V. Varella, Franci Darigo, Mônaco e Gentil

Anibal  Bragança conversa com Carlos Mônaco



Sequencial de imagens
cedidas gentilemente
pela jornalista
BELVEDERE BRUNO


Shirley Araújo - Artista plástica
Belvedere Bruno - escritora e jornalista
e Alberto Araújo - editor do FOCUS


Carlos Mônaco, Aníbal, Belvedere e Jorge Gandra

Carlos Mônaco, Aníbal Bargança, Alberto Araújo
e Jorge Gandra


Fundação Biblioteca Nacional
Rua México, s/n - Centro
Rio de Janeiro - RJ


A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.

Também funciona como sede do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), criado em 1992 pelo decreto presidencial n° 520, de 13/05/92. Esta biblioteca possui um acervo com mais de nove milhões de livros.



a Livraria Ideal, dirigida por Carlos Mônaco, completou 70 anos de existência, o que foi comemorado pelas instituições culturais da cidade, com importantes eventos.  
Para quem não sabe o endereço: LIVRARIA IDEAL Calçadão da Cultura (reuniões aos sábados, pela manhã) Rua Visconde de Itaboraí, 222 - loja 03 (próximo à Rodoviária Roberto Silveira) Tel.: 2620-7361.





ASSISTA AO FRAGMENTO DO VÍDEO DO EVENTO

convite
ACESSE O BLOG DO GRUPO MÔNACO DE CULTURA
CLICAR NO LINK ABAIXO


Um comentário:

  1. Caro amigo Alberto.Belíssima cobertura do evento.Ficamos imensamente gratos.


    Abraços Léa e Mônaco!

    ResponderExcluir