4 de julho de 2012

O CONVERSA LITERÁRIA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS TROUXE JORGE FERNANDO LORETTI


No dia 27 de junho último, às 17 horas, aconteceu mais uma edição do CONVERSA LITERÁRIA, um dos mais importantes projetos daquela entidade; o propósito é ficarmos sabendo um pouco mais sobre o trabalho de seus atuais integrantes. Desta feita, a ANL trouxe para ser entrevistado o renomado acadêmico, desembargador e escritor Jorge Fernando Loretti, que na atual gestão é seu Vice-presidente. Veja as imagens que o Portal Focus trouxe na íntegra. Confira.


Sede da Academia Niteroiense de Letras
por Miguel Coelho

Jorge Fernando Loretti - Entrevistado

JORGE FERNANDO LORETTI bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1948.
Desembargador por 17 anos foi Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da sua 5ª Câmara Cível. Durante a magistratura, ocupou ainda o cargo de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, Presidente do Conselho de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.
Antes de entrar para a magistratura, foi a advogado, tendo sido membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil durante 18 anos.
Ao longo da sua carreira docente, cursou o Doutorado em Direito Público na Universidade Nacional do Rio de Janeiro, foi Professor Titular de Direito Público da Universidade Federal Fluminense, Professor de Sistemas Econômicos Comparados da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Presidente da União Nacional dos Estudantes (em exercício) e Presidente da União Fluminense dos Estudantes.
Foi examinador de concursos públicos para a magistratura, para a Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro e para a Procuradoria do Município do Rio de Janeiro, bem como integrou bancas examinadoras de concursos para professor titular, por exemplo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Também exerceu as funções de Secretário de Estado em 4 governos, nos cargos de Secretário de Justiça, Secretário de Administração e Chefe do Gabinete Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, é consultor do Escritório de Advocacia Sergio Bermudes, membro do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Chanceler da Universidade Plínio Leite e Vice-presidente da Academia Niteroiense de Letras.
Jorge Loretti, Gilson Rolim e Edel Costa
aqui momento da entrevista de Loretti

convidados e amigos

Jorge Loretti - entrevistado
Gilson Rolim - mediador
Edel Costa - escritora

Geraldo Caldas - acadêmico
faz perguntas ao entrevistado

Eugênio Simões - convidado
ouve atentamente o entrevistado

Márcia Maria Pessanha - Pres. da ANL
ouve atentamente Loretti

Sônia Figueiredo
ouve o entrevistado
Conversa Literária
o quadro de entrevistas
da
Academia Niteroiense de Letras

***


mais informações acesse o site da ANL:





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário