10 de junho de 2012

SEXTA EDIÇÃO DO GIRO CULTURAL TRARÁ LANÇAMENTO DO LIVRO "DISCURSOS E ALOCUÇÕES ACADÊMICAS DE ROBERTO KAHLMEYER PELA NITPRESS




Roberto S. Kahlmeyer-Mertens



Em 8 de junho, Roberto S. Kahlmeyer-Mertens foi eleito para a Academia Fluminense de Letras. Eleito por unanimidade para Cadeira n.◦ 33, patronímica de D. Pedro II, Kahlmeyer é o mais novo acadêmico da AFL é, também, o mais jovem nos quadros daquela casa. Ao lado do professor da UFF, Waldeck Carneiro (eleito na mesma data), é um dos primeiros a chegar àquela instituição pelo voto direto, já que, desde a época de sua fundação, com Feliciano Sodré, havia por política a admissão mediante nomeação pela diretoria.





No próximo dia 16 de junho, durante a sexta edição do Giro Cultural (evento promovido pela Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, com apoio do Grupo Mônaco de Cultura), o acadêmico R. S. Kahlmeyer-Mertens lançará seu Discursos e alocuções acadêmicas (Nitpress). Seleta de diversos textos de oratória, inclusive saudações aos escritores Luís Antônio Pimentel e Marco Americo Lucchesi, da ABL. Com prefácio de Jorge Loretti e orelhas de Sávio Soares de Sousa o livro será lançado no Calçadão da Cultura/Livraria Ideal, que fica à Rua Visconde de Itaboraí, n.◦ 222, centro, Niterói. O evento começa às 10 h. e tem entrada franca.




Roberto S. Kahlmeyer-Mertens





Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens, professor de filosofia, filho de Roberto Harald G. Kahlmeyer-Mertens, politécnico e Maria Gicelma Saraiva, professora; irmão de Ricardo Saraiva Kahlmeyer-Mertens. Nasceu em Niterói, a 23 de julho de 1972, criando-se no bairro de Itaipu. Vindo de uma família de três gerações de professores, desde muito cedo desenvolveu o hábito de leitura, a ponto de, na década de 1980.



Cursou expressiva parte de seus estudos fundamentais no extinto Colégio Figueiredo Costa, em Santa Rosa, e completou seus estudos secundários no Curso Objetivo, em Niterói. Após dois dedicados apenas a leitura, iniciou em 1995 o curso de Psicologia na Universidade Federal Fluminense - UFF, abandonando-o para se dedicar aos estudos de filosofia. No mesmo ano, ingressou no curso de Filosofia (época em que tomou suas primeiras lições de alemão e grego) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, adquirindo o título de Bacharel, após ter apresentado a monografia: “Do conceito existencial do cuidado em Ser e tempo, de Martin Heidegger”.


Após seus estudos de francês e inglês, cursou o Mestrado em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, terminando-o em 2003, defendendo a dissertação: “Análise estrutural do cuidado na analítica existencial de Martin Heidegger”. Logo em seguida, iniciou a graduação em Letras Português-Alemão na UFF, sem concluir, por força de sua aprovação no curso de Doutorado em Filosofia, naquela mesma data. Foi também em 2003 que teve sua primeira experiência docente, lecionando para o Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências do Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI.




Atualmente, dedica-se ao Pós-Doutorado, preparando a tese “Metafísica e facticidade - A hipótese heideggeriana para o começo da metafísica em Ser e tempo“, e ministra aulas como professor substituto na Faculdade de Formação de Professores FFP-UERJ, onde já lecionou para o curso de Pós-graduação em Educação Básica. É Professor na Universidade Cândido Mendes - UCAM de Nova Friburgo e no Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI. Coordena pesquisas na área de Ciências Humanas, orienta monografias e já foi, por diversas vezes, Patrono e Paraninfo de turmas de formandos.



 
Pesquisando, desde 1995, a obra filosófica do autor alemão Martin Heidegger, é autor de vários livros: Filosofia Primeira - Estudos Sobre Heidegger e outros autores (2005), Tempo e Caminho (2006), Linguagem e método (2007), Verdade-Metafísica-Poesia (2007) e Heidegger & a Educação (2008). Em sua produção bibliográfica, além de uma série de artigos e ensaios publicados em diversas revistas periódicas nacionais. Mediador do blog cultural Literatura-Vivência. É o mais novo integrante da Academia Fluminense de Letras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário