9 de agosto de 2012

NÉLIDA PIÑON LANÇA “LIVRO DAS HORAS”, DIA 15 DE AGOSTO, NA LIVRARIA DA TRAVESSA.



A Acadêmica Nélida Piñon, quinta ocupante da Cadeira nº 30 da ABL, eleita em 27 de julho de 1989, relembra fatos marcantes de sua vida no Livro das horas, que será lançado dia 15 de agosto, quarta-feira, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205-A), a partir das 19 horas. A escritora foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da ABL, em 1997, por ocasião do centenário da Academia.


Nélida Pinõn - escritora

No livro, Nélida Piñon tece uma sensível biografia e fala de sua convivência com grandes escritores, no Brasil e no mundo. São memórias afetivas que emergem a partir de um turbilhão de lembranças e emoções, de acordo com os editores (Editora Record). No livro fica evidente, a cada página, que, independentemente da vivência ou da riqueza de suas lembranças, sua história de amor sempre foi uma só: com a palavra.

Nélida Pinõn - escritora

Nélida Piñon fala dos grandes escritores da época, com os quais partilhou ideias, projetos e confidências. Conta que privou da intimidade de Clarice Lispector, Gabriel García Marques, Carlos Fuentes e muitos outros. Autora de mais de 20 livros em cinco décadas, Nélida Piñon recebeu uma série de prêmios nacionais e internacionais. Além das impressões sobre amigos, retratados no livro com respeito, nessas memórias ela relembra sua participação na resistência dos intelectuais brasileiros à opressão da ditadura militar e comenta, pela primeira vez, seus sentimentos perante a volatilidade dos críticos.

Nélida Pinõn - escritora

Carioca, Nélida Piñon estreou em 1961 com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo. Ao longo de sua carreira, colaborou em publicações nacionais e estrangeiras, proferiu conferências em diversos países, onde foi igualmente traduzida. É catedrática da Universidade de Miami desde 1990, havendo sido escritor-visitante das universidades de Harvard, Columbia, Johns Hopkins e Georgetown. Recebeu os prêmios brasileiros Golfinho de Ouro, Mário de Andrade e Jabuti — este, de melhor romance e livro de ficção de 2005, por Vozes do deserto. E os internacionais Juan Rulfo, do México, Jorge Isaacs, da Colômbia, Rosalia de Castro, da Espanha, Gabriela Mistral, do Chile, e Menéndez Pelayo, da Espanha. Em 2005, pelo conjunto de sua obra, recebeu o importante Príncipe de Astúrias. É doctor honoris causa das universidades Poitiers, Santiago de Compostela, Rutgers, Florida Atlantic, Quebec e UNAN.

 ****

Lançamento

15 de agosto de 2012, a partir das 19 horas.
Local: Livraria da Travessa, Shopping Leblon, loja 205 A.
Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon.
Editora Record.
208 páginas
Preço: R$ 39,90


saber mais acesse a página no site da ABL

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=290





CAROS AMIGOS FOCULISTAS
VAMOS PRESTIGIAR ESSE
GRANDE MOMENTO CULTURAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário