17 de abril de 2012

A ESCRITORA LUZIA VELLOSO RELANÇA "CASOS + CATÁLOGO" NO 'ESCRITORES AO AR LIVRO"

A ESCRITORA E ARTISTA PLÁSTICA
LUZIA INFANTE PEREIRA VELLOSO
RELANÇA OS LIVROS
"CASOS + CATÁLOGO"
NO "ESCRITORES AO AR LIVRO"



Aconteceu neste domingo dia 15 de abril de 2012 das 11 às 13:00 horas o relançamento dos livros "CASOS + CATÁLOGO", da escritora e artista plástico LUZIA INFANTE PEREIRA VELLOSO. O evento ficou registrado como um dos mais apreciado na cidade de Niterói, personlidades do mundo artístico e cultural estiveram presentes, todos queriam receber o autógrafo desta mais nova escritora fluminense. O Focus esteve presente e trouxe todo esse momento cultural para você leitor foculista. Confira abaixo as imagens.



Convite do lançamento de livro "CASOS"
que aconteceu dia 23 de março às 18 horas
na Livraria Icaraí da UFF


A artista plástica Luzia Velloso buscou nas lembranças da infância a inspiração para sua estreia como escritora. Em Casos (Editora Muiraquitã, 80 p.), a autora convida o leitor a uma viagem imaginária a Natividade, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, para, com ela, provar da culinária caseira e das brincadeiras de quintal. Em seu livro de memórias, lançado no dia 23 de março, às 18h, na Livraria Icaraí, Luzia aborda, ainda, os desafios da vida adulta e a mudança para Niterói, onde vive até hoje.

No livro, Luzia conta verdadeiros “causos” da menor idade, que remontam a espaços de convivência cotidianos, como a vizinhança, a escola primária e as aulas de catequese. Como escreve a professora Bebel Pantaleão na apresentação, “às lembranças de Luzia, misturaram-se outras lembranças. E uma conversa animada acontece”.

Na continuação, a autora narra marcos de sua vida já em Niterói, onde se envolveu com movimentos sociais e ajudou a fundar a Associação de Moradores e Amigos de Santa Rosa e, mais tarde, a Associação de Moradores de Icaraí. Na cidade, também criou o Centro Educacional Renascer, escola vinculada à Secretaria Municipal de Educação, que dirigiu por cinco anos sob as diretrizes da arte-educação. Mais tarde, ela ainda coordenaria o projeto Niterói Artes de Portas Abertas, encontro que prestigia os artistas da cidade. Entremeado de poesias e fotografias, o livro torna-se mais uma das criações artísticas da autora, um convite à saudade.



Luzia Veloso conta casos de sua interessante vida no interior do Estado do Rio de Janeiro. Ela morou em Natividade até completar 19 anos. As lembranças ela as tem de sobra! Ainda incluiu no seu "CASOS", os causos de alguns amigos, com quem compartilhou e compartilha sua vida.
Luzia é artista plástica, e lançou em janeiro de 2011 no Centro Cultural Pascoal Carlos Magmo, seu Livro/Catálogo acompanhado de belíssima exposição.
No livro "CASOS", ela nos convida a participar de brincadeiras, de subir em árvores de passear de braços dados, com amigas na praça...
Claudia Ferraz


Na apresentação de "CASOS", Claudia Ferraz diz:
"A autora escreve sobre a vida como experiência, como fruto de um tipo de abservação que provoca sentimentos, emoções e fornece um conteúdo significativo."
"...Ela se importa com o mundo, quer fazer parte da construção de algo positivo e transformou toda uma abstração de causos em uma habilidade de ir em frente, de trabalhar o social a partir da própria experiência."




Banner do "Escritores ao Ar Livro"


Banner do relançamento dos livros
CASOS + CATÁLOGO 
 DE: Luzia Velloso








Luzia autografando livro

Luzia Velloso autografando livros





O escritor Luiz Calheiros e Angela Caldas
estiveram presente ao evento


Luzia Velloso estava feliz entre  seus amigos

Paulo Roberto Cecchetti
curador do evento
'ESCRITORES AO AR LIVRO'



Mesa do café da manhã


Luzia Infante Pereira Velloso 
Autora dos livros
"CASOS + CATÁLOGO"



Sobre a autora: Começou a trabalhar como professora primária aos 18 anos, depois seguiu as carreiras de pedagoga e psicóloga, sem nunca deixar de lado as experimentações nas artes plásticas. Frequentou as aulas de 3D da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, protagonizou seis exposições individuais e participou de outras 22 coletivas, tendo suas obras apresentadas em Nice (2005), Londres (2006), Luxemburgo (2007) e Atenas (2010).



Alberto Araújo - mediador do FOCUS




EU ESTIVE LÁ E CLIQUEI TUDO...








Um comentário:

  1. Li os livros dela e gostei muito. Os dois livros com a dedicatória, que para mim é uma honra. Também tenho a sorte da minha mãe morar no prédio em que a Luzia reside.Gostaria de ter contato com a escritora Luzia Infante. Alguém teria um email dela?
    O meu nome é Herbert Blanco e o meu email é o hbbh_1965@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir