11 de dezembro de 2011

CINEMA ICARAÍ AGORA PERTENCE A UFF

 Antigo Cinema Icaraí



Cinema Icaraí era uma sala de cinema em Niterói, Rio de Janeiro. Construído entre as décadas de 1930 e 40 em estilo art déco. Fechou em 2006 quando era administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro, se mantendo completamente abandonado desde seu fechamento. Era considerado o último remanescente dos chamados cinemas de rua em Niterói. O edifício foi tombado pelo INEPAC.




Cinema Icaraí agora pertence à UFF. Desapropriação foi concretizada e marca momento histórico para Niterói
Agora sim, a população niteroiense já pode comemorar: o Cinema Icaraí pertence à Universidade Federal Fluminense (UFF) a partir de hoje, 6 de dezembro de 2011. Foi assinado pelo reitor Roberto Salles e o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, no fim da tarde desta terça-feira, dia 6, o convênio de colaboração entre a UFF e a prefeitura, no processo de desapropriação do Cinema Icaraí e sua incorporação ao patrimônio da universidade.

A UFF vai transformá-lo em um espaço cultural para a universidade e para os moradores de Niterói. Pretende-se em curto prazo dar continuidade ao cinema, e a médio e longo prazo, transformá-lo num espaço de arte e cultura para a cidade. Também abrigará o corpo de balé de Niterói, a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF e grupos alternativos, informou Salles.

O reitor da UFF vem há quase dois anos trabalhando para que isso fosse efetivado. Primeiro precisou aguardar a avaliação do imóvel pela Caixa Econômica Federal (CEF) e depois conseguir a verba no Ministério da Educação (MEC), liberada desde agosto deste ano.

Um comentário:

  1. Excelente notícia. Afinal temos uma casa de cultura de volta. Arnaldo Vivas - RJ

    ResponderExcluir