22 de agosto de 2011

IMPRENSA OFICIAL REEDITA LIVROS SELECIONADOS POR CARLOS MÔNACO

A seleção Carlos Mônaco Leu e Recomenda, que a imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro preparou especialmente para a XV Bienal do Livro do Rio, Traz a reedição de clássicos da literatura brasileira. Profundo conhecedor da literatura fluminense e um dos mais importantes intelectuais de Niterói. Carlos Mônaco emprestou sua experiencia para presentear os leitores com obras que há muito mereciam estar novamente disponíveis ao público. As  cinco obras que forma a seleção e recebem o selo Carlos Mônaco Leu e recomenda são:



Constrastes e Confrontos - Euclides da Cunha
Memórias da Rua do Ouvidor - Joaquim Manoel de Macedo
Recordações do Rio Antigo - Luis Edmundo
As Primaveras - Casimiro de Abreu
Capítulos de História Colonial - Capristano de Abreu









O apresentação dos livros ao público, aconteceu hoje 22 de agosto, às 17 horas na Sala de Cultura Leila Diniz - dentro da exposição "A bombástica entrevista que mudou gerações" - entrevista essa, concedida ao Pasquim por Leila Diniz. Estiveram presentes, personalidades do mundo literário , confira abaixo (fotos). O lançamento das obras oficialmente será dia 03 de setembro de 2011 às 15 horas na Bienal do Rio/2011. Vamos lá!!!!





CaCarlos Silvestre Mônaco

Nasceu em Niterói, é filho de imigrante italiano. Começou a trabalhar com livros aos 10 anos de idade, auxiliando seu pai, Silvestre Mônaco, na Livraria Ideal, na época situada na Rua Visconde do Rio Branco, 239. Assumiu a direção da livraria em 1973, pelo falecimento de seu pai, cuja obra foi retratada em tese acadêmica do Prof. Aníbal Bragança, publicada sob o título de "LIVRARIA IDEAL - Do cordel à bibliofilia", editada pela EdUFF em 1999. Na diretoria do Grupo Mônaco de Cultura promoveu cerca de 800 eventos culturais em Niterói, dentre lançamentos de livros, palestras, viagens, exposições. Ele é considerado o mais importante promotor de cultura e incentivador de talentos da cidade

CARLOS MÔNACO cedeu para o Centro de Memória da UFF um acervo de cerca de 10.000 peças relativas à história do Rio de Janeiro. CRIOU o título de Intelectual do Ano, conferido a personalidades atuantes em Niterói. no ano de 2005, a Livraria Ideal, dirigida por Carlos Mônaco, completou 70 anos de existência, o que foi comemorado pelas instituições culturais da cidade, com importantes eventos. Carlos Mônaco já recebeu homenagens e moções de agradecimento de instituições, como a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e da câmara de Vereadores de Niterói, pelo reconhecimento por sua dedicação à cultura fluminense.


Para quem não sabe o endereço:
LIVRARIA IDEAL
Calçadão da Cultura (reuniões aos sábados, pela manhã)
Rua Visconde de Itaboraí, 222 - loja 03 (próximo à Rodoviária Roberto Silveira) Tel.: 2620-7361

          Fonte:  http://www.nitcult.com.br/monaco1.htm 














Declamadora e Escritora Dionilce Faria e amiga


Escritor Renato Augusto Farias de Carvalho


Professor Marcos Vinícius Macedo Varella
















Declamadora Ana Regina


 Escritor Alberto Araújo e Franci Darigo


Eu estive lá e cliquei...



Carlos Mônaco, autografando livros



Franci Darigo e Marco Faria



Escritor Gilson Rolim - Escritora Edel Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário