24 de agosto de 2011

CICLO DE PALESTRAS NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

CICLO DE PALESTRAS - ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

"Alguns aspectos relevantes da vida cultural na cidade de Niterói"

Palestrante: Prof. Maximiano de Carvalho e Silva

Aconteceu hoje - dia 24/08/11 às 17 h - Academia Niteroiense de Letras
Rua: Visconde do Uruguai, 456 - Centro - Niterói - RJ






MAXIMIANO DE CARVALHO E SILVA



Nascido na cidade do Rio de Janeiro, a 5 de julho de 1926. Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense – UFF (Niterói, Estado do Rio de Janeiro – Brasil). Livre-docente em Filologia Portuguesa (UFF). Membro efetivo da Academia Brasileira de Filologia (ABF). Professor da Universidade Federal Fluminense (1957-1989), por onde se aposentou como Titular de Filologia / Crítica Textual. Professor de Língua Portuguesa dos Cursos de Jornalismo e Letras da Pontifícia Universidade Católica / RJ (1953-1968). Diretor do Centro de Pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa (1970-1975). Professor de Língua Portuguesa de vários educandários da cidade do Rio de Janeiro, como o Colégio de São Bento,  o Colégio Pedro II e o Colégio de Aplicação da Faculdade Nacional de Filosofia (1945-1970) Atividades culturais e   administrativas que exerce atualmente: Magistério e pesquisa, principalmente nos domínios das ciências da linguagem (Crítica Textual, Lingüística Portuguesa, estudos literários) e dos estudos históricos. Atividades editoriais, como autor de edições especiais e de artigos publicados na revista Confluência, editada pelo LLP, e em outros periódicos. Diretor bibliotecário do Liceu Literário Português (Rio de Janeiro). Membro da Comissão Diretora do Instituto de Língua Portuguesa do LLP. Professor regente das disciplinas de Fundamentos da Crítica Textual, de Orientação de Estudos e Pesquisas e de Versificação Portuguesa do Curso de Especialização em Língua Portuguesa do LLP.




TRABALHOS PUBLICADOS


 Livro didático:


Cadernos MEC - Português 3 (Antologia, Gramática, Exercícios)
Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura - CNME, 1967. 2ªedição pela FENAME: 1969
 

JOSÉ DE ALENCAR, O Tronco do Ipê - Romance Brasileiro. Reprodução fiel do texto de edição de 1871. Apuração do texto, introdução, notas e índices, preparação dos originais e revisão por Maximiano de Carvalho e Silva. Colaboração de Aluísio Gonçalves Costa, Noêmia Leite Costa e Marlene Mendes Veloso. São Paulo, Melhoramentos, 1973.

JOSÉ DE ALENCAR, O Sertanejo. Reprodução fiel do texto da 1ª edição(1875). Apuração do texto, revisão, introdução, notas e índices por Maximiano de Carvalho e Silva. Colaboração de Marlene Mendes Veloso, Lúcia Pereira Garcia Ramos e Masumi Ota. São Paulo, Melhoramentos, 1973.

JOSÉ DE ALENCAR, Til - Romance Brasileiro. Reprodução fiel do texto da edição de 1872. Apuração do texto, revisão, introdução, notas e índices por Maximiano de Carvalho e Silva. Colaboração de Marlene  Mendes Veloso. São Paulo, Melhoramentos, 1973.

CAMILO CASTELO BRANCO, Amor de Perdição (Memórias Duma Família). Reprodução fac-similada do manuscrito, em confronto com a edição crítica, segundo plano organizado e executado sob a direção de Maximiano de Carvalho e Silva. Estudo prévio históricoliterário de Aníbal Pinto de Castro. Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura, Porto: Lello & Irmão, 1983. [Colaboração de dez alunas do Curso de Letras da Universidade Federal Fluminense.]

ANTÔNIO PARREIRAS, História de um Pintor Contada por Ele Mesmo. 3ª. Edição. Organização do plano geral e preparação do texto crítico sob a orientação e direção de Maximiano de Carvalho e Silva, com a colaboração de Maria Teresa Kopschitz de Barros. Niterói Livros, 1999.  E muitos mais...



Estiveram presentes, personalidades do mundo literário.
confira aqui...



Presidente Academia Marcia Pessanha 

Maximiano de Carvalho e Silva proferindo a palestra. Momento  memorável



O acadêmico Luiz Antônio Barros, ex-aluno do Palestrante, momento em que  o apresentou ao público na Academia.



Roberto Kahlmeyer, intermediador da palestra do Prof. Maximiano


Após a palestra Roberto Kahlmeyer, Israel Pedrosa, e a Prof. Maria Felisberta Trindade 


Ângulo da audiência na Academia Niteroiense de Letras




Escritor Bruno Pessanha


Audiencia total na Academia


Dalma Nascimento,Maximiano, Roberto Kahlmeyer,
Jorge Loretti, Israel Pedrosa, Prof. Felisberta e a Presidente da Academia Márcia Pessanha. 

 

o literato e ensaista Cunha e Silva Filho e o  Poeta Alberto Araújo


Maximiano Carvalho e Alberto Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário