8 de maio de 2012

PROJETO MUSICA NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

O PROJETO MÚSICA NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS




Aconteceu dia 02 de maio de 2012 às 17 horas, mais uma edição do PROJETO MÚSICA NA ACADEMIA, e a Academia Niteroiense de Letras, trouxe para preencher aquela tarde com músicas inesquecíveis o palestrante Lauro Gomes de Araújo integrante do projeto Mesa de Botequim da AABB de Niterói.

Lauro relembrou músicas eternas dos grandes compositores que fizeram histórias no Rio de Janeiro.



Lauro Gomes
palestrante do evento

 Osvaldo - músico

Sandro Rebel
falando textos sobre as músicas


Repertório musical:

Praça Onze (Herivelto Martins)
Recado a Lapa (Carlos Galhardo)
Rio Antigo (Como nos velhos tempos)
O Bonde ( Sueli Costa)
Copacabana ( João de Barros)
Valsa de uma Cidade (Antônio Maria)

Edel Costa - escritora
aqui ouvindo atentamente as músicas




O integrante Osvaldo
fez homenagem ao escritor Sandro Rebel
com a música Caos (Letra de Sandro e Nelson Rebel)




Letras das músicas


Praça Onze
(Herivelto Martins)

Vão acabar com a Praça Onze
Não vai haver mais Escola de Samba, não vai
Chora o tamborim
Chora o morro inteiro
Favela, Salgueiro
Mangueira, Estação Primeira
Guardai os vossos pandeiros, guardai
Porque a Escola de Samba não sai

Adeus, minha Praça Onze, adeus
Já sabemos que vais desaparecer
Leva contigo a nossa recordação
Mas ficarás eternamente em nosso coração
E algum dia nova praça nós teremos
E o teu passado cantaremos
    

***

Rio Antigo (Como nos velhos tempos)


Quero um bate-papo na esquina
Eu quero o Rio antigo
Com crianças na calçada
Brincando sem perigo
Sem metrô e sem frescão
O ontem no amanhã
Eu que pego o bonde 12 de Ipanema
Pra ver o Oscarito e o Grande Otelo no cinema
Domingo no Rian
Me deixa eu querer mais, mais paz

Um pregão de garrafeiro
Zizinho no gramado
Eu quero um samba sincopado
Taioba, bagageiro
E o desafinado que o Jobim sacou
Quero o programa de calouros
Com Ary Barroso
O Lamartine me ensinando
Um lá, lá, lá, lá, lá, gostoso
Quero o Café Nice
De onde o samba vem
Quero a Cinelândia estreando "E o Vento Levou"
Um velho samba do Ataulfo
Que ninguém jamais gravou
PRK 30 que valia 100
Como nos velhos tempos

Um carnaval com serpentinas
Eu quero a Copa Roca de Brasil e Argentina
Os Anjos do Inferno, 4 Ases e Um Coringa
Eu quero, eu quero porque é bom
É que pego no meu rádio uma novela
Depois eu vou à Lapa, faço um lanche no Capela
Mais tarde eu e ela, pros lados do Hotel Leblon

Um som de fossa da Dolores
Uma valsa do Orestes, zum-zum-zum dos Cafajestes
Um bife lá no Lamas
Cidade sem Aterro, como Deus criou
Quero o chá dançante lá no clube
Com Waldir Calmon
Trio de Ouro com a Dalva
Estrela Dalva do Brasil
Quero o Sérgio Porto
E o seu bom humor
Eu quero ver o show do Walter Pinto
Com mulheres mil
O Rio aceso em lampiões
E violões que quem não viu
Não pode entender
O que é paz e amor

***

Copacabana
(Tom Jobim)


Existem praias tão lindas cheias de luz
Nenhuma tem o encanto que tu possuis
Tuas areias, teu céu tão lindo
Tuas sereias sempre sorrindo
Copacabana princezinha do mar
Pelas manhãs tu és a vida a cantar
E á tardinha o sol poente
Deixa sempre uma saudade na gente
Copacabana o mar eterno cantor
Ao te beijar ficou perdido de amor
E hoje vive a murmurar só a ti
Copacabana eu hei-de amar


***


Valsa de Uma Cidade

(Antônio Maria - Cantada por Caetano Veloso)

Vento do mar e o meu rosto no sol a queimar, queimar
Calçada cheia de gente a passar e a me ver passar
Rio de Janeiro, gosto de você
Gosto de quem gosta
Deste céu, deste mar, desta gente feliz

Bem que eu quis escrever um poema de amor
E o amor estava em tudo o que vi
Em tudo quanto eu amei
E no poema que eu fiz
Tinha alguém mais feliz que eu
O meu amor
Que não me quis









Jorge Loretti - Vice-presidente da ANL

Jorge Loretti

Dr. Geraldo Bezerra de Meneses
também esteve presente ao evento

imagem do público presente

Lauro Gomes e Alberto Araújo

Alberto Araújo e a Profa. Leonila Murinelly

Gracinda Rosa - escritora
fotografia da Sede da Academia Niteroiense de Letras
pintura de Miguel Coelho

Alberto Araújo - mediador do Focus


EU ESTIVE LÁ E CLIQUEI TUDO...


Nenhum comentário:

Postar um comentário