26 de março de 2012

NITERÓI COMEMORA CENTENÁRIO DE CARLOS TORTELLY COSTA

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE CARLOS TORTELLY COSTA 




As entidades culturais a Academia Niteroiense de Letras, a  Academia Fluminense de Letras e as Associações Médicas de Niterói, bem como a Fundação Municipal de Saúde (FMS), celebram a partir desta segunda-feira, dia 26, e até o  dia 31 de março, o centenário de nascimento do médico e benemérito Carlos Tortelly Costa (1912-2003).


A programação inclui solenidade na Universidade Aberta da Terceira Idade, dia 26, às 14 horas;


Sessão especial de homenagem na Academia Fluminense de Letras, dia 28, às 18 horas, sessão esta iniciativa da Academia Niteroiense de Letras, por sugestão do Dr. Waldenir de Bragança, atual presidente da Fluminense, a sessão será realizada na ANL, motivo o auditório da AFL seja um local mais amplo.


E instalação de placa comemorativa na Associação Médica Fluminense, dia 29, às 18 horas.

- Clínico e obstetra conhecido como “Cegonha de Niterói”, ele ajudou milhares de crianças a nascer em mais de 55 anos de exercício da profissão, guardando a distinção de jamais ter perdido uma paciente. Carlos Tortelly teve passagem marcante por várias entidades com as quais colaborou, entre elas: Associação Médica Fluminense, Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Casa do Médico Fluminense, Unimed Leste Fluminense, Universidade Aberta da Terceira Idade, Lar da Criança Padre Franz Neumair, Probus Clube Niterói-Norte. Membro das Academias Fluminense e Niteroiense de Letras, Dr. Carlos também se notabilizou no meio cultural como escritor, poeta e trovador.



VEJA A PROGRAMAÇÃO:
Semana da celebração do centenário do benemérito
Carlos Tortelly Rodrigues da Costa

de 26 a 31 de Março de 2012 -


26/03 – Segunda-feira 14h – Homenagem: “A Vida, as Ações e as Obras do Dr. Carlos Tortelly” – Lançamento do Tablóide Comemorativo do Centenário – Apresentação do Coral da UNIVERTI, sob a regência do Maestro Marcos Gonçalves Cardozo – Coquetel de Confraternização.
Local: UNIVERTI – Anexo da Faculdade de Direito da UFF, Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá, Niterói



27/03 – Terça-feira: 14h – Apresentação das Oficinas / Prosa e Verso – Obras do Escritor e Poeta Dr. Carlos Tortelly

Local: UNIVERTI – Anexo da Faculdade de Direito da UFF, Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá, Niterói

20h30min – Homenagem do Rotary Club e do Probus de Niterói-Norte pelo Centenário de Carlos Tortelly – Palestrante: Zeneida Apolônio Seixas, Presidente do Probus

Local: Casa da Amizade de Niterói – Rua Murilo Portugal, 1130, São Francisco, Niterói


28/03 – Quarta-feira: 18h – Sessão Solene Conjunta das Academias Fluminense e Niteroiense de Letras, da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e entidades culturais de Niterói – Homenagem a Carlos Tortelly Costa – Apresentação do Coral da UNIVERTI, sob a regência do Maestro Marcos Gonçalves Cardozo – Coquetel de Confraternização.
Local: Academia Fluminense de Letras – Praça da República, 7, Centro, Niterói (prédio em conjunto com a Biblioteca Pública de Niterói)


29/03 – Quinta-feira: 18h – Inauguração de Placa de Homenagem e Reconhecimento, por entidades que receberam a influência do Benemérito Carlos Tortelly Costa – Associação Médica Fluminense, Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, UNIMED Leste Fluminense, CREMERJ, UNIVERTI, entre outras

Local: Casa do Médico – Av. Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói


30/03 – Sexta-feira- 10h – Homenagem do Lar da Criança Padre Franz Neumair ao Fundador e 1º Presidente Dr. Carlos Tortelly

Local: Lar da Criança Padre Franz Neumair – Estrada Padre José Euger, 33, Ititioca, Niterói


31/03 – Sábado - 17h – Missa de Ação de Graças

Local: Capela de São Lucas da Casa do Médico – Av. Roberto Silveira, 123, ou Rua Mário Alves, 70, Icaraí



CARLOS TORTELLY COSTA (Itaperuna, RJ, 29 mar. 1912). Médico há mais de cinqüenta anos na cidade de Niterói. Autor de obras da especialidade. Foi Secretário de Trabalho e Bem-Estar Social da Prefeitura Municipal de Niterói. Da Academia Niteroiense de Letras. Um dos fundadores e ex-presidente da Academia Fluminense de Medicina. Premiado em certames poéticos realizados em Niterói e no Rio de Janeiro. Publicou O Mar é Meu Encanto, 1992, trovas, com prefácio de Latour Arueira. Participou de diversas antologias.


Leia poesia de Carlos Tortelly Costa


Deus, o Homem e a Guerra


Na angustiante noite de agonia
Quantos caminham, sós, ensimesmados,
Na luta inglória deste dia-a-dia
Transformando nos tiros seus pecados!

Como é triste viver na tirania
Vendo troar canhões sempre apontados
Para inocentes que na covardia
Não vêem sequer os ideais sonhados!

Até quando a maldade e o desamor
Nas lutas em que o pobre, na inocência,
É capaz de brigar sem ter rancor?

Oh! Senhor Deus, divino Criador,
Destes ao Homem luz na consciência
Mas ele é cego... não vos tem amor!


(Página 57 da antologia "Água Escondida" (1994),
de Neide Barros Rêgo





Caros amigos Foculistas
vamos prestigiar esses eventos culturais fluminense

2 comentários: