23 de janeiro de 2012

EX-COMANDANTE DAS UPPs LANÇA LIVRO SOBRE A FORMAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES





Policial ou Militar? Até que ponto essas duas identidades se fundem na formação dos profissionais que atuam no campo da segurança pública? Refletir sobre o processo de construção da identidade do policial militar é a proposta do livro Entre a caserna e a rua: o dilema do “pato” (Editora da UFF, 270p. R$28),

De Robson Rodrigues da Silva, ex-coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) e atual chefe do Estado-Maior Administrativo da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

A obra, fundamental para se entender os dilemas dos policiais com formação puramente militar, tem lançamento marcado para o dia 31 de janeiro, às 18h, na Livraria Travessa 1, na Travessa do Ouvidor 17, Centro, Rio de Janeiro.

Formado em Direito, Robson buscou no mestrado em Antropologia e Ciência Política da UFF, o embasamento científico e o olhar acurado da realidade social para entender quais os valores que estão em jogo durante a formação dos integrantes da corporação. Nesse processo, analisou as dinâmicas de socialização – essencialmente militares – que ocorrem na Academia de Polícia Militar D. João VI, escola de formação dos oficiais da PM do Rio de Janeiro, da qual é ex-aluno e ex-comandante. Em que momento, então, os cadetes aprenderiam a atuar como “policiais” e de que forma seriam capazes de atender à demanda da sociedade por uma “polícia-cidadã”. Estes são alguns dos questionamentos propostos pelo autor, a partir do livro.


Entre a caserna e a rua: o dilema do “pato”

Autor: Robson Rodrigues da Silva

Editora da UFF, 2011

R$ 28,00

Pág. 270

ISBN: 978-85-228-0686-7



MAIS INFORMAÇÕES:


visite o site da editora da UFF, e  veja outras novidades
acesse o link:  

http://www.editora.uff.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário