22 de novembro de 2011

ESCRITORES AO AR LIVRO - CURADORIA CECCHETTI

ESCRITORES AO AR LIVRO - CURADORIA DE PAULO ROBERTO CECCHETTI






Aconteceu dia 20 de novembro de 2011, das 10 às 14:00 horas, mais uma edição de ESCRITORES AO AR LIVRO com a curadoria de Paulo Roberto Cecchetti, na Praça Getúlio Vargas, o evento sempre acontece aos domingos ensolarados, e  muitas personalidades do mundo literário estiveram presentes. Caro foculista o FOCUS esteve presente e trouxe as imagens exclusivas daquele grandioso evento para você que não pode participar, o evento bombou nesse domingo. Confira abaixo as personalidades fluminenses que estiveram presentes.


                           
Paulo Roberto Cecchetti
Curador do evento

Paulo Roberto Cecchetti - Nasceu em 09/12/1948 - Niterói, RJ. Formado em Administração de Empresas, publicitário, poeta, letrista, curador e membro da Academia Niteroiense de Letras/ANL (ocupa a cadeira 48 pertencente à Américo de Castro), Paulo Roberto Cecchetti é persona incansável na luta pela qualidade da cultura em Niterói. Ex-assessor de Comunicação da ANL (gestão 2007/2008), Cecchetti promoveu em 2007 a reforma interna da academia, com o apoio da C.Ribeiro Construções e Empreendimentos Ltda, do engenheiro Cláudio Ribeiro, sem qualquer ônus para esta tradicional instituição cultural. É membro da ANE-Associação Niteroiense de Escritores.
Autor de dezesseis livros publicados, com destaque para "Meu gato de nome Mário", ilustrado em aquarela do artista plástico Miguel Coelho; e "Haicais Onomásticos", capa do artista plástico Rafael Vicente. Suas últimas publicações foram "Sete vidas em haicai" com ilustrações do artista plástico Brevense e "Eróticas", haicais ilustrados com bico-de-pena do saudoso Miguel Coelho.
O poeta Cecchetti, em 22 de junho de 2008, resolveu lançar o projeto de sua autoria intitulado "Escritores ao ar Livro", reunindo inúmeros escritores de Niterói para promover, na praça, a boa literatura existente nesta "Cidade Sorriso" (título este atribuido ao inesquecível compositor e poeta Gomes Filho). Participam do evento mais de 35 escritores, onde Cecchetti é o idealizador do projeto, editor do folheto ‘Resenha da Tenda’ e coordenador da banca de livros que funciona há 3 anos na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, todo domingo, das 10 às 13 horas, com livros vendidos a preços acessíveis. Outro projeto cultural em andamento é a "Estante Comunitária", que reúne escritores da cidade em pontos como cafés, academia de ginástica, consultório médico e atelier.
Como curador, Paulo Roberto Cecchetti realizou, em 2008, as exposições "Japão-Brasil-100 Anos / Do sol nascente ao calor tropical", dia 31 de julho, no MIX Empório Casa & Café, em Icaraí, com palestra do mestre Luís Antônio Pimentel, desenhos do artista, consagrado internacionalmente, Miguel Coelho e haicais do próprio Cecchetti; "Cores Vivas", dia 01 de outubro, no Clube Regatas Icaraí, coletiva com os artistas plásticos Aldo de Paula Fonseca, Gilda Uzeda, Fernando Brevense, Luiz Carlos de Carvalho, Miguel Coelho (in memoriam) e Rita Manhães.
Em2009 editou o livro "D’além-mar ao porto seguro", de Gentil Moreira de Sousa, quando fez a curadoria do lançamento, em 18 de junho; na comemoração dos 436 anos da cidade de Niterói realizou, na Cultura Inglesa-Icaraí, no período de 10 a 25 de novembro, as exposições "Niterói: um novo olhar fotográfico", do fotógrafo Sylvio Relvas e "Niterói: um mar de aquarelas", do artista plástico Fernando Brevense.
Em 2010, promoveu, como curador, as exposições ‘Iluminura’, de Jo Grassini (mai/2010) e Impressões’, de Gilda Uzeda (ago/2010), ambas naCultura Inglesa/Icaraí, Niterói), e o lançamento do livro ‘Sete vidas em haicai’, de sua autoria com ilustrações de Fernando Brevense.
Em 2011, ainda como curador, realizou as exposições ‘Por Elas’, de David Queiroz (mar/2011), ’O mar conta sua história’, de Veronica Accetta (jun/2011), Dançando só por dançar’, de Marcia Leão (ago/2011), todas na Cultura Inglesa-Icaraí, Niterói); e mais 3 exposições na BPN-Biblioteca Pública de Niterói: ‘Luminar’, de Olga Brahim (set/2011); ‘Água Corrente’ , de Angela Caldas (out/2011); ‘Transposição’ , de Pedro Coelho (nov/2011) e no ICG-Instituto Cultural Germânico foi curador da exposição ‘Sinuosas’, de Nelly Fabiano (set/2011). Finalizando o ano de 2011 realizou, na Cultura Ingles-Icaraí a expo ‘Nikitikitikeru’, em homenagem aos 438 anos de Niterói. Esta coletiva contou com a participação dos artistas Brevense/aquarela, Chris Portugal/fotografia, David Queiroz/bico-de-pena c/ aguada, Gilda Uzeda/óleo s/tela, Jo Grassini/escultura, Julia Aumüller/acrílica s/tela, Lula E.Santo/fotografia, Marcia Leão/óleo s/tela, Pedro Coelho/acrílica s/tela e Veronica Accetta/óleo s/tela.
Nas décadas de 70 e 80 conquistou, como letrista, inúmeros festivais de música nas cidades de Friburgo, Cachoeira de Macacu, Bom Jardim e Niterói, tendo como parceiros os compositores Danilo Braga, Tereza Mello e José de Souza Soares; atualmente possui doze novas músicas com Luiz Castro (Lula), seu mais recente parceiro, com destaque para "Negra solidão", "Meu abrigo" e "Luz da manhã".
Contatos: e-mail:
cel.: 99928659.
 
P.R. Cecchetti

Os Escritores Robert Preis e Luíz Calheiros



Leda Mendes Jorge - Escritora

José Arteiro dos Santos - Escritor

Zuleika Hallais - Escritora

Shirley Santos - Poetisa e Artista Plástica
Luís Antônio Pimentel - Escritor

Gracinda Rosa, Aldo Pessanha e Brunho Pessanha

Manuel José de Souza
Escritor do livro "Pelos Caminhos do Tempo"


O cantor Elmir e Márcia Pessanha




Andrade Netto - Escritor




Livros expostos
na gôndola dos Escritores Ao Ar Livro


Silmara, Airton, José Pais e Shirley Lopes

Maria das Graças Carvalho e seu filho Bruno



Robine Gomes
Escritora de "Interiores"

Zeneida Apolônio, Shirley e Robine

Manuel José e Alberto Araújo

Zuleika Hallais e Luíz Calheiros




Os livros "Reunindo Pontas Soltas"
Procurando Um Caminho
do escritor Robert Preis

Os escritores Sandro Rebel e Márcia Pessanha

O casal Japonês Takenchi - visitantes



Os escritores Robine Gomes e Lourival Privot

Elmir - Cantor



Estátua de Getúlio Vargas
na praça que leva o seu nome




Bruno Pessanha - Escritor

Zeneida Apolônio e Leda Mendes Jorge

Renatinho - Vereador
e ativista cultural



Luíz Antônio Pimentel - Escritor  99 anos
Bruno Pessanha - Escritor





Luzia Veloso e Gracinda Rosa

Andrade, Manuel José e Sandro Rebel




Zuleika Apolônio e Alberto Araújo

Leda Mendes Jorge
Escritora e Presidente da ANE


Alberto Araújo - Mediador do FOCUS


***


Caros leitores Foculistas, aqui fica o convite, apareçam na Praça Getúlio Vargas - fica próximo ao antigo Cinema Icaraí, é lá a reunião dos Escritores ao Ar Livro, sempre acontece aos domingos "ensolarados", é um lugar aprazível e muito cultural, participem e adquirem exemplares de escritores renomados fluminenses. apareçam todos podem participar.





EU ESTIVE LÁ E CLIQUEI TUDO...


6 comentários:

  1. Valeu! Cecchetti merece ser valorizado e respeitado.
    Obrigada, Alberto!
    Bjs
    Belvedere

    ResponderExcluir
  2. Excelente chamada. Ótimo saber que em nossa cidade de Niterói tem reuniões dos Escritores e ao Ar Livro. No próximo encontro estaremos lá participando desse encontro literário que merece nossos aplausos. Abraços. Mário Cerqueira

    ResponderExcluir
  3. É mesmo um lugar aprazível, adoro estar lá sempre que posso estou eu vou. Bjs Shirley

    ResponderExcluir
  4. Poeta Alberto, Lindo e muito cultural o seu blog, aqui a gente aprende tantas coisas boas, voltarei sempre, ok, abraços - Roberto Maia

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos vocês leitores foculistas, é para vocês que trabalho. Obrigado mesmo de coração, tenham todos um bom entretenimento. Alberto Araújo

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alberto! Curti muito seu blog. Profissionalíssimo e útil para ficarmos sabendo onde acontecem as atividades culturais da cidade. Bom também apreciar as imagens de todos os nossos colegas escritores em seus flashes muito bem documentados. Domingo a gente se encontra lá.
    Grande abraço. Luiz R. Bodstein

    ResponderExcluir