CERIMÔNIA DA POSSE
GERALDO FREITAS CALDAS
NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
Aconteceu no dia 09 de maio de 2012, às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro – Niterói – RJ). A Posse de Geraldo Freitas Caldas, na Academia Niteroiense de Letras, que ocupará a cadeira nº 21 – patronímica de Luiz Antônio da Silva Santos. Foram antecessores na cadeira, os seguintes acadêmicos:
Serafim Silva
Arídio Fernandes Martins
Roberto Pereira dos Santos
José Martins de Araújo Júnior
Carlos Tortelly Rodrigues Costa
José Hermínio Guasti
A saudação ao novo confrade foi proferida pela acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha – que é atual Presidente da Academia Niteroiense de Letras. Após a cerimônia de posse foi servido um delicioso coquetel. Muitas personalidades do mundo literário, jornalistas, professores, historiadores e familiares estiveram presentes à posse do neo-acadêmico. O portal Focus registrou a cerimônia e trouxe as imagens para você caro leitor foculista. Confira
Márcia Pessanha - Presidente da ANL
iniciando os trabalhos
Geraldo Caldas e Leda Mendes Jorge
Momento do Hino Nacional
Familiares de Geraldo Caldas
Personalidades presentes ao evento
Dr. Jorge Loretti - Vice-Presidente da ANL
Márcia Pessanha
proferindo o discurso de saudação
ao novo acadêmico
Neide Barros
ouve atentamente o discurso de Márcia Pessanha
Carlos Mônaco
também ouve atentamente o discurso de Márcia Pessanha
Geraldo Caldas
fazendo o juramento de posse
Geraldo Caldas
proferindo seu discurso de posse
Geraldo Freitas Caldas
Geraldo Freitas Caldas - bacharel em Direito, professor, poeta, escritor, desportista, filho de Theotonilo Lisboa Caldas e D. Ana Rita Padilha de Freitas Caldas, nasceu em 23 de julho de 1928, no Município de Miracema, Estado do Rio de Janeiro, dia em que sua mãe comemorava aniversário. Considerava-o como um presente de Deus.
Sempre encantado com poesias e oratória, biografia e histórias, Geraldo Freitas Caldas fez o Curso Primário no Grupo Escolar Barão de Tefé, com a professora Lolita Pinto, em Santo Antônio de Pádua concluindo-o no Grupo Escolar Dr. Ferreira da Luz, em Miracema de Santo Antônio dos Brotos, cabeça, tronco e membros de sua maravilhosa escritora Maria Alice Barroso, também nosso glorioso berço, ao qual chamamos, mostrando intimidade, de nossa república popular. Fez o Curso Secundário e o Científico no Colégio Miracemense, bacharelou-se em Direito em 1953, pela Faculdade da UFF (Universidade Federal Fluminense). Advogou durante 22 anos. Foi Promotor Público. Atuou nas seguintes Comarcas: Santa Maria Madalena, Casemiro de Abreu, Rio das Flores, Araruama, Paraíba do Sul, Três Rios, Barra Bansa, Nilópolis, Campos, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados, seção Niterói e fez o Curso de Comunicação Social, no Instituto Duque de Bragança, no Estado da Guanabara; Curso de Criminologia Aplicada na Universidade da Guanabara ministrado por Roberto T. de Lyra; Curso de Educação Moral e Cívica, Curso de Direito Agrário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Instituto Brasileiro de Direito Agrário. Segurança Nacional na Escola Superior de Guerra; Estudo dos Problemas Brasileiros promovido pela ABEDEV para os Professores de Moral e Cívica; Orador da turma de Didática do C.E.R.E.T.E.P.; Curso de Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, condecorado com a Medalha D. João VI; fundador do Instituto Histórico Geográfico Bom Jardim; Membro da Academia Miracemense de Letra; Membro da Academia Fluminense de Letras; Sócio efetivo do Instituto Histórico Geográfico de Niterói.
Obras: Palavras ao Vento e Reminiscências; Gotas Literárias Volumes I, II, III e IV – Academia Miracemense de Letras, e um livro de Haicais.
Geraldo Freitas Caldas é casado com D. Regina Coeli de Lima Tostes, matrimônio que lhe deu três filhos e uma filha: José Geraldo, Luiz Eduardo e José Maurício, uma filha Maria Cristina que lhe deram 9 netos: Maitê, Luiz Eduardo, Larissa, Pedro Nilo, Maria Clara, Rayane, Vitor Hugo, Hanna e Marina.
Luiz Erthal e Bruno Pessanha
Neide Barros e Angela Gemesio
Roberto Kahlmeyer-Mertens
e Luiz Antônio Barros
ambos são acadêmicos da ANL
Luis Antônio Pimentel
na oportunidade fazendo um Haicai
Alberto Araújo
EU ESTIVE LÁ E CLIQUEI TUDO...
FONTES: Sala Fluminense da Biblioteca Estadual de Niterói, Arquivo de A Tribuna de Niterói e arquivo da Academia Miracemense de Letras e Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário