PALESTRA DA PROFa. DRa. MUNA ONRAN
NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
Amor, sedução, erotismo das vozes femininas na literatura árabe, este foi o tema da palestra que a Prof. Dra. Muna Onran, realizou na Academia Niteroiense de Letras, no dia 01 de agosto de 2012, às 17 horas, dentro do projeto cultural "Ciclo de palestras", que sempre acontece às primeiras quartas-feiras de cada mês. Numa linguagem bem acessível e no estilo brasileiríssimo, a palestrante apresentou sua conferência, baseadamente na filosofia muçulmana, ideologicamente centrada aos ensinamentos islâmicos, a conferencista trouxe expôs talentos que vão desde a narradora de contos das mil e umas noites Xerazade ao eu lírico de Nizzar Kabbani. O FOCUS – Portal Cultural esteve presente ao evento e trouxe as imagens e a entrevista para você que não teve oportunidade de participar. Confira
Assista ao vídeo da Profa. Dra. Muna Onran
entrevista concedida ao FOCUS - PORTAL CULTURAL
“Muçulmano é todo o indivíduo que adere ao Islão, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Mohamed, e que teria recebido revelações de Deus. Além disso os muçulmanos também dão ênfase aos dogmas da oração, jejum no mês de Ramadã, peregrinação em Meca e o estudo do Alcorão”.
Profa. Dra. Muna Omran - palestrante
Doutora em Teoria e História da Literatura ( Literatura Comparada) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Mestra em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal Fluminense(1996). Editora da Revista Eletrônica Litteris (ISSN: 1983-7429) www.revistaliteris.com.br . Universidade Federal Fluminense ( UFF) - Pesquisadora GP- Leitura, Fruição e Ensino-, Curso de Letras. Universidade de São Paulo - Pesquisadora GP Temáticas, narrativas e representações árabes, asiáticas, africanas, sul-americanas e de comunidades diaspóricas (USP) Pesquisa na área da: Teoria da Literatura , Leitura e Estudos Culturais. professora de literatura CAP-PUC.
Leda Mendes Jorge - sec. da ANL
(microfone)
fala o expediente do dia
Marcia Maria Pessanha - Pres. da ANL
(microfone)
momento da apresentação da palestrantes Muna Omran
Profa. Muna Omran
momento da brilhante palestra
A História que Sherazade não contou
Muna Omran
I
Nasci no ano da Renúncia
Minha primeira biblioteca vinha de dois mundos
Diferentes
E falava!
Gilson Rangel Rolim - escritor
(primeiro plano)
ouve a palestra atentamente
Poema de Nizar Kabbani (1923-1998)
em livre tradução de Muna Omran
Ama-me
com toda a fúria dos bárbaros
com todo o calor do deserto
com a fúria da tempestade
não pense como os demais seres civilizados
a civilização perdeu seus instintos
ama-me como um terremoto
como a surpresa da morte inesperada
deixa meus seios arderem em brasa
ataca-me como uma loba faminta e perigosa.
Alberto Araújo e Muna Omran
Muna Omran e Márcia Pessanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário