No dia 25 de julho, às 17 horas, aconteceu mais uma edição do CONVERSA LITERÁRIA, um dos mais importantes projetos daquela entidade; o propósito é ficarmos sabendo um pouco mais sobre o trabalho de seus atuais integrantes. Desta feita, a ANL trouxe para ser entrevistado o acadêmico, escritor e promoter PAULO ROBERTO CECCHETTI, e como mediador o escritor GILSON RANGEL ROLIM. Veja as imagens que o Portal Focus trouxe na íntegra. Confira.
SEDE ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
pintura Bico-de-pena - Miguel Coelho
Paulo Roberto Cecchetti e Gilson Rolim
iniciam a entrevista
Márcia Pessanha - Presidente da ANL
(ao microfone)
Leda Mendes Jorge, Luiz Calheiros e Wanderlino T. Netto
Paulo Roberto Cecchetti, responde todas as perguntas
dos participantes com atenciosidade e sutileza.
PAULO ROBERTO CECCHETTI - Nasceu em 09 de dezembro de 1948, na Rua Manoel Lazari, bairro de São Lourenço, Niterói, RJ. 4° filho de Adalberto Cecchetti e de Cybele Santos Cecchetti. Aprendeu a ler e escrever no Externato Menino Jesus. Completou o primário no Colégio Marília Mattoso, admissão no Curso Alzira Bittencourt, ginasial e científico (1° e 2°anos) no Centro Educacional de Niterói e 3° ano do científico no Colégio Batista de Niterói. Ingressou na UFF -Universidade Federal Fluminense para cursar Letras (incompleto) vindo a se formar em Administração de Empresas pela FACEN - Faculdade do Centro Educacional de Niterói.
É publicitário, poeta, letrista, editor e curador; é membro da Academia Niteroiense de Letras/ANL (ocupa a cadeira 48 pertencente a Américo de Castro) e da Associação Niteroiense de Escritores/ANE.
Cecchetti é persona incansável na luta pela qualidade da cultura em Niterói. Ex-assessor de Comunicação da ANL (gestão 2007/2008) promoveu em 2007 a reforma interna da academia, com o apoio da C. Ribeiro Construções e Empreendimentos Ltda., do engenheiro Cláudio Ribeiro, sem qualquer ônus para esta tradicional instituição cultural.
“Autor de dezessete livros publicados, com destaque para: “Outonoite” e “Como antigamente” (poesias); “Cardumes” e Quintal” (haicais); "Meu gato de nome Mário" (poesias ilustradas), aquarelas do saudoso artista plástico Miguel Coelho; "Haicais Onomásticos", capa do artista plástico Rafael Vicente. Os livros "Sete vidas em haicai" com ilustrações do artista plástico Brevense e "Eróticas", haicais ilustrados com bico-de-pena de Miguel Coelho, são os trabalhos publicados recentemente.
Paulo Roberto Cecchetti, em 2008, idealizou e coordena o projeto "Escritores ao ar Livro", reunindo inúmeros escritores de Niterói, promovendo aos domingos, na praça Getúlio Vargas, em Icaraí, a boa literatura existente nesta ‘Cidade Sorriso’ (título este atribuído ao inesquecível compositor e poeta Gomes Filho). É coordenador do folheto ‘Resenha da Tenda’ e do projeto "Estante Comunitária", divulgando escritores da cidade em pontos como cafeteria, academia de ginástica, consultório médico e atelier.
Como editor, produziu inúmeros livros, destaque para: "Rapsódia para Sanfona" e "Ressurreição do Soneto", de Sávio Soares de Sousa, "Alma e Raiz", de Gilda Uzeda; "D’além-mar ao porto seguro", de Gentil Moreira de Sousa; "Poemas Intactos", de Márcia Luz Pixel e "Vovó conta umas histórias", de Maria José S. Rossi.
Como curador, Cecchetti realizou em 2002 as exposições "Pimentel noventa anos", releitura das obras de Luís Antônio Pimentel, na Câmara Municipal de Niterói e - posteriormente - na Biblioteca Pública de Niterói/BPN, e "Suíte Cinza", de Miguel Coelho, no Museu do Ingá.
Em 2003 as exposições coletivas "Da Natureza Feminina: uma homenagem a Hilda Campo fiorito", no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e "Niterói, ontem hoje sempre", no Campo das Artes, ambas em Icaraí.
Em 2006 a exposição "Miguel Coelho: 50 anos de pintura", no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.
Em 2008, as exposições "Japão-Brasil-100 Anos / Do sol nascente ao calor tropical", no MIX Empório Casa & Café, em Icaraí, com palestra do mestre Luís Antônio Pimentel, desenhos de Miguel Coelho e haicais de P.R.Cecchetti.
Em 2009 realizou, em comemoração aos 436 anos da cidade de Niterói, as exposições "Niterói: um novo olhar fotográfico", do fotógrafo Sylvio Relvas e "Niterói: um mar de aquarelas", do artista plástico Fernando Brevense, na Cultura Inglesa Icaraí.
Em 2010, promoveu as exposições ‘Iluminura’, de Jô Grassini e Impressões’, de Gilda Uzeda, na Cultura Inglesa Icaraí, Niterói.
Em 2011, realizou as exposições ‘Por Elas’, de David Queiroz e ’O mar conta sua história’, de Verônica Accetta, ‘Dançando só por dançar’, de Márcia Leão, na Cultura Inglesa Icaraí; ‘Sinuosas’, de Nelly Fabiano, no Centro Cultural Germânico/ICG, e mais três exposições na Biblioteca Pública de Niterói/BPN: ‘Luminar’, de Olga Brahim; ‘Água Corrente’, de Ângela Caldas e ‘Transposição’, de Pedro Coelho; fechando o ano com a exposição coletiva, na Cultura Inglesa Icaraí, denominada ‘Nikitikitikeru’, em homenagem aos 438 anos de Niterói.
Em 2012 reapresentou a exposição ‘Luminar’, de Olga Brahim, no Shopping 211-Icaraí; produziu as exposições ‘Ateliê Jô Grassini - Coletiva 2012’, da profa Jô Grassini e alunas; ‘Caminhos Urbanos’, de Carolina Volpi, ambas no Solar do Jambeiro; ainda em 2012 será o curador das exposições ‘Múltiplas Visões’, de Jô Grassini, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno/CCPCM; ‘Caboclas’, de Ângela Caldas e ‘Dentro de mim há mulheres’, de Julia Aumuller, no Solar do Jambeiro.
Como letrista conquistou, nas décadas de 70 e 80, inúmeros festivais de música nas cidades de Friburgo, Cachoeira de Macacu, Bom Jardim e Niterói, tendo como parceiros os compositores Danilo Braga, Tereza Mello e José de Souza Soares. Atualmente possui doze novas músicas com Luiz de Castro (Lula), com destaque para "Negra solidão" (esta, tocando no You Tube), "Meu abrigo" e "Luz da manhã"; e com Lula Basto, seu mais recente parceiro em diversos sambas.
Contatos com o acadêmico:
e-mail: prcecchetti@ig.com.br
site: www.prcecchetti.com
blog: cecchettipr.wordpress.com
Antônio Soares
faz perguntas ao entrevistado
Renato Augusto F. Carvalho - Acadêmico e escritor
faz perguntas ao Cecchetti
Eugênio Simões
frequentador da ANL
Leda Mendes Jorge, Luiz Calheiros e Roberto Santos
Roberto Santos faz perguntas ao Cecchetti
Paulo Roberto Cecchetti - escritor entrevistado
e Alberto Araújo - mediador do FOCUS
Caros Foculistas
assistam ao vídeo do mais novo sucesso
de Luiz Castro e Paulo Roberto Cecchetti.
CHUVA FORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário