6 de agosto de 2011

ITAJARA E VINICIUS DIAS - "UM PIANO NA RUA"



ITAJARA E VINICIUS DIAS - PROJETO "UM PIANO NA RUA"



Os pianistas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentam o projeto "Um piano na rua", para incentivar o hábito de ouvir musica clássica, levando o grande público a recitais. No programa músicas de Villa-Lobos, Brahms, Rachmaninoff, entre outros.
No Teatro Municipal de Niterói - RJ
Rua XV de Novembro, 35 - Centro
2620-1624

Ùnica apresentação






PROGRAMAÇÃO

ITAJARA DIAS
Sonho de Criança
ITAJARA DIAS
Estudo Descritivo n° 1, em Dó Menor
ITAJARA DIAS
Prelúdio n° 10 “A Um Novo Dia”, em Fá Maior
ITAJARA DIAS
Prelúdio n° 7 em Sol Menor
ITAJARA DIAS
Romance
ITAJARA DIAS
Balada n°3 “Sophia
S. RACHMANINOFFPrelúdio, opus 23, N° 5S
- ITAJARA DIAS
S. RACHMANINOFF
Prelúdio, opus 2, n° 3 em Dó sustenido Menor
- VINNICIUS DIAS
S. RACHMANINOFF
Etude-Tableaux, opus 33, n° 7 em Mi bemol Maior
- VINNICIUS DIAS
F. F. LISZT
Rapsódia Húngara N°2 – Friska
- VINNICIUS DIAS
BRAHMS
Danças húngaras nos. 2, 11 e 5
- VINNICIUS DIAS E ITAJARA DIAS
DARIUS MILHAUD
Suíte Scaramouche (3° movimento “Brasileira” – para dois pianos


- VINNICIUS DIAS E ITAJARA DIAS

Vinnícius e Itajara estarão mais uma vez mostrando seus talentos, imprimindo muita técnica e emoção em clássicos consagrados. O recital faz parte do projeto de autoria dos músicos intitulado “Um Piano na Rua”, no qual se propõem a incentivar o grande público a ouvir música clássica e a frequentar recitais.
Neste projeto, os pianistas apresentam-se em locais como museus, teatros, praças públicas, escolas, universidades e outros, mostrando clássicos conhecidos do público em pontos diferentes da cidade e do estado do Rio de Janeiro.





Nascido no Rio de Janeiro, formou-se em piano na Faculdade do Conservatório de Música de Niterói, após ter concluído o curso de Psicologia. Com apenas quatorze anos de idade, Itajara Dias já fazia seus primeiros concertos públicos, pois quando criança estudava acordeom e violino.

Sensível, determinado e com a alma transposta nas músicas que toca. Assim é Itajara Dias, pianista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Formado em Psicologia, e músico desde os quatorze anos de idade, já compôs mais de quinhentas canções, sempre com estilo próprio, chamado por ele de “psic-music”, ou seja, música da alma, música psíquica, e que poderia também ser caracterizado como um estilo “new age” clássico.

Ultrapassando fronteiras, tocou com Arthur Moreira Lima a dois pianos no Hotel Plaza, em Nova Iorque. “Tocamos várias peças, improvisamos também variações a dois pianos de calda, coisa inusitada que nunca tinha visto. Depois dei três concertos, dois na Itália e um na Alemanha apresentando composições minhas e de Tchaikovsky , Rachmaninoff e Chopin”, disse ele.

O CD “Prelúdio para um novo dia”, seu primeiro e único trabalho gravado até o momento, já foi regravado várias vezes, contendo 17 músicas compostas por Itajara Dias e uma por Vinícius, seu filho, que com apenas quatro anos de idade compôs sua primeira música, que consta no disco, transformada em arranjo de harpa. Nove mil direitos autorais do CD foram cedidos ao Lar Fabiano de Cristo, do Rio, que atende comunidades carentes de todo o país pelo Clube de Artes.
Com a simplicidade que o caracteriza e revelando-se preocupado com o tipo de música que se ouve nas rádios, Itajara finalizou: “Desejo a todos que aproveitem ao máximo as boas músicas que existem, porque hoje existe muita música comercial, mas a música não pode ser assim: ela tem que partir da alma, como eu tento fazer. O 'psic-music' é isso. Todo mundo tem a capacidade de fazer música, compor, baseado na própria alma, isso é que é o mais importante”.




VINNICIUS DIAS, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, 15 de abril de 1990. Com dois anos, já mostrava afinidade com a música, iniciando seus estudos de piano logo cedo com o pai, o consagrado compositor Itajara Dias.
Aos quatro anos compôs Feliz noite. Com sete anos, foi para o conservatório de Musica de Niterói-RJ, onde estudou com a professora Ruth Vianna. Teve aulas também com a professora Lusa Danico Schneiter e, nos EUA, em Nova York, com a professora Victoria Mushkatikol. Faz Bacharelado em piano no Conservatório Brasileiro de Musica, No Rio de Janeiro-RJ. Em julho e agosto de 2010, participou do Vladimir Nielsen Piano Festival Summer 2010 e, Sag Harbor-NY, atualmente está com o projeto "Um piano nas escolas". O projeto visa proporcionar aos estudantes, momentos de arte e lazer, desenvolvendo o gosto pela musica clássica, e conhecer as obras de autores internacionais e nacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário