14 de maio de 2012

FOTO-VÍDEO COM HOMENAGEM PIMENTEL .wmv

HOMENAGEM DOS AMIGOS DOS FOCUS
AO ESCRITOR LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL
 PELA PASSAGEM DE SEUS 100 ANOS DE VIDA








Este vídeo traz uma homenagem dos amigos do Portal Focus ao centenário de vida do Escritor Luis Antônio Pimentel, agradecendo todas as imagens que esta brilhante personalidade fluminense deixou-se fotografar pelas as câmeras desta revista. Agradecendo também a todos os amigos que estão no vídeo, em especial ao músico Almir dos Santos pela suas músicas que fazem a trilha sonora que embeleza este filme.


"Obrigado de coração a todos que participam deste vídeo. diz: Alberto Araújo - mediador do Focus".




HOMENAGEM AO ESCRITOR LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL
PELOS SEUS 100 ANOS DE VIDA...




Luís Antônio Pimentel (Miracema, 29 de março de 1912) é um poeta, professor, jornalista e memorialista brasileiro. É membro da Academia Fluminense de Letras - AFL; Academia Niteroiense de Letras - ANL e presidente de honra no Grupo Mônaco de Cultura.
Sobrinho por parte de pai do literato Figueiredo Pimentel, de quem reconhece a influência da obra sobre os primeiros trabalhos literários. Tendo sido aluno bolsista em intercâmbio no Japão, residiu lá entre os anos de 1937-1942, familiarizando-se com o haicai ao ter contato com autoridades como Hagiwara Sakutarô e Takamura Kôtarô. Pimentel tem sua poesia traduzida para o inglês, o alemão, o francês, o espanhol e o sueco.

Pimentel é um dos precursores do haicai no Brasil, responsável pela divulgação deste estilo de poesia ao lado de Olga Savary e Helena Kolody. Tem parte na cunhagem definitiva do termo “haicai” em língua portuguesa quando, estudante da faculdade de filosofia da Universidade do Brasil, encaminhou a Aurélio Buarque de Holanda, por intermédio do gramático Celso Cunha, o pedido de dicionarização, evitando que o termo se dispersasse em outras transliterações como hai-cai, hai-kai, haikai, haiku, hai-ku e hokku. Com seu livro Namida no Kito, obra escrita em português no japão e traduzida para o japonês no ano de 1940, Pimentel se tornou o primeiro autor brasileiro traduzido para o japonês que se tem notícia.
O autor reconhece ter se permitido inovar o haicai ao tratar de temas tropicais, criando também o haicai erótico, o engajado politicamente e o étnico. Contudo, estas pequenas transgressões não corrompem o cânon estético inaugurado por Matsuô Bashô como a rigorosa métrica e a exigência da indicação da estação do ano (Kigo) e dos fenômenos da natureza.
Sua vasta obra literária, conta com livros como: Contos do velho Nipon (1940), Tankas e haicais (1953), Cem haicais eróticos e um soneto de amor nipônico (2004). E se encontra reunida em três volumes publicados pela editora Niterói Livros, que contém o texto integral de Tankas e haicais, tal como coordenada pelo professor Nelson Eckhardt em 1953.
A obra reunida, em acurada edição crítica de três volumes, conta também com poesias compiladas inéditas até 2004, data desta edição e versões para diversas línguas, entre elas o japonês, na tradução de Yonekura Teruo.
Além da primeira biografia, assinada por Alaôr Eduardo Scisínio, a obra do poeta recebeu diversos estudos, como o escrito pelo filósofo brasileiro R.S. Kahlmeyer-Mertens, que nos últimos anos vem dedicando trabalhos sobre a produção de haicais do poeta, destacando o relevo do pensamento de Pimentel para a contemporaneidade.




***


As imagens a seguir são  escaneadas do
CD Comemorativo aos 100 anos
Luis Antônio Pimentel
todas as músicas do músico
 Elmir dos Santos  
outras com parcerias musicais
e tem o patrocínio cultural  da CECULUS


Capa frontal

1º lado livreto

 2º lado livreto


3º lado livreto


 

Elmir dos Santos, natural do Rio de Janeiro (Bairro da Penha). Embora como cantor tenha formação lírica, tem se dedicado somente à música popular. Tem se apresentado em shows e recitais em teatros, clubes, hotéis etc, em diversos pontos do Estado do Rio de Janeiro. Formado em Produção Musical, tem produzido diversos trabalhos fonográficos, sob a forma de patrocínio para empresas, como: White Martins, Trianon, Ceculus e outras.
Dirigiu e Produziu o recente CD intitulado "Comemorativo aos 100 anos - Luís Antônio Pimentel"    
1° - Todas as músicas que compõe o álbum musical, são de autoria do compositor e cantor Elmir dos Santos:
2° - Em duas faixas apresenta parceiros  Antenor Nóbrega - fx 5 - Errante Iluminado 
Moacyr Sacramento - o Moa -  fx 8 - Procura
3° - Todos os músicos participantes, relacionados na "Ficha Técnica", são Niteroienses;
4° - Os arranjos ficaram a cargo do Maestro Aristides Santos, que nos idos dos anos 60, foi regente da TV Excelsior e também responsável dos arranjos editoriais do cantor Altemar Dutra



CRÉDITOS:
MÚSICAS DO VÍDEO

A vida é tudo (Elmir dos Santos)
Criei-te no pensamento (Elmir dos Santos)
Desertos( Elmir dos Santos)


AGRADECIMENTOS:

Paulo Roberto Cecchetti - Escritores ao Ar Livro
Julio Cezar Vanni - Cenáculo Fluminense de História e Letras
Franci Machado Darigo - Inst. Histórico e Geográfico de Niterói
Márcia Maria Pessanha - Academia Niteroiense de Letras
Leda Mendes Jorge - Associação Niteroiense de Escritores
Glória Blauth - Biblioteca de Niterói - RJ
Elmir dos Santos - Músico
E a todos os amigos que direta e indiretamente
permitiram serem fotografados ao lado de Luís Antônio Pimentel
e participam embelezando as páginas do foto-vídeo,
Obrigado...
diz: Alberto Araújo - editor e produtor



Um comentário: