4 de outubro de 2011

ESCULTURAS EM AREIA - ESCULTOR RAFAEL TAVARES

ESCULTURAS EM AREIA DO ARTISTA RAFAEL TAVARES
Quem em tempo de praia, nunca desejou construir um castelo na areia, quem nunca desejou criar algo interessante que possa chamar à atenção das crianças, e deixarem que elas se divirtam e se socializem. Contudo, Quem já não viu na Praia de Icaraí, aquelas suntuosas obras de artes, pois saiba que tais esculturas são de um grande escultor que sobrevive através de seus inventos, e que a cada dia nos encantam, trata-se de Rafael Tavares. Um escultor que há mais de oito anos esculpe suas obras na areia. Sempre que passava pelo calçadão olhava aqueles monumentos, mas nunca tinha encontrado o autor daquelas preciosidades. O FOCUS foi até lá conversou com este artista e o trouxe para divulgar aqui o seu magnifico trabalho. Que às vezes é despecebido pelas pessoas que passam pelo calçadão da Praia de Icaraí em Niterói - RJ.








Uma variante do castelo de areia é feito por gotejamento, onde o castelo (ou outras estruturas) são desenvolvidas por pingos de mistura da areia com água, que forma as gotas, e a partir de movimentos com as mãos, pode-se realizar diversas formas. Alguns se referem à técnica como "drible". Quando a suspensão de areia e de água é feita em terrenos de estruturas de areia já existentes, o efeito é denominado Gaudi-esque.

No Brasil

No Brasil as esculturas em areia tiveram um grande incremento na década de 70 com a novela Mulheres de Areia, e os Concursos Brasileiros de Esculturas em Areia. Estes concursos tinham o patrocínio de Jornais Associados e uma empresa de Aérea Internacional. Os prêmios eram bons com viagens a Paris e prêmio em dinheiro pelo Governo do Estado de São Paulo. Vários campeões brasileiros foram para França para disputar o campeonato Mundial de Esculturas em Areia. Um dos grande precursores desta arte no Brasil foi o professor Pedro Germi, já falecido que através do curso de esculturas em areia, nas praias de Santos e São Vicente, ensinava aos interessados como fazer esculturas em areia. Na década de 90 os concursos Brasileiros não ocorreram e com isto a arte em areia perdeu sua força. No estado de SP retoma sua posição de destaque com o evento "Brasil 500 anos", diante das comemorações Brasileiras da primeira cidade do Brasil. Um museu de areia foi criado contando a história do Brasil em esculturas de areia. Neste evento grandes escultores premiados brasileiros foram convidados, e com isto comprovavam para o mundo a qualidade da região.


Branca de Neve, quando no início
a obra já está terminada




Dragão sonâmbulo


Santa Ceia


Dragão
(outro ângulo)


Alberto Araújo e Rafael Tavares


 Rafael Tavares e uma admiradora do seu trabalho


Alberto Araújo
(Foto da escultura de Jesus Cristo na cruz)






 Alberto Araújo
Em frente ao novo trabalho de Rafael Tavares, foto tirada  quando ele estava iniciando as esculturas, agora elas já estão prontas. O trabalho feito é, A Branca de Neve e os sete anões em homenagem ao dia da criança em 12 de outubro. Muito lindo, Passem por lá e comprovem. Fica na Praia de Icaraí próximo ao PATRIMÓVEL.





Assista ao vídeo de Rafael Tavares.
O escultor em areia,  o artista exibe seus trabalhos
na praia de Icaraí - Niterói - RJ
PS: O vídeo é amador, foi feito e postado no You Tube
 por NTCarneiro.



EU ESTIVE LÁ E CLIQUEI TUDO...

2 comentários:

  1. muito lindo o trabalho de Rafael tavares,eu tive o enorme prazer de conhece-lopessoalmente na praia do forte,na ocasiao ele esculpia um gigante muito bonito...

    ResponderExcluir
  2. Esta semana pude ver o trabalho dele na praia de Muriqui, 4º Distrito de Mangaratiba, no litoral sul do estado.

    ResponderExcluir